10 de julho de 2012

O QUE É MUSICALIZAÇÃO ?

Olá amigos! Tudo bem?


Como havia comentado no post anterior, estarei trazendo algumas definições para a palavra Musicalização.


Música todo mundo sabe o que é... É uma combinação de sons e silêncios em um determinado espaço de tempo. É utilizada para expressar sentimentos, comunicação entre civilizações e é considerada uma prática cultural humana, já faz parte da humanidade.


Mas Musicalização... Nem todos sabem definir!


Segundo a Wikipedia:
musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano. A musicalização é feita através de atividades lúdicas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditivaimaginação,coordenação motoramemorizaçãosocializaçãoexpressividadepercepção espacial, etc. O lúdico funciona como elemento motivador e de estímulo para o desenvolvimento da expressão musical onde a imitação, a percepção e a criação são os principais elementos deste processo.
Os trabalhos com musicalização podem ser feitos com crianças a partir de 2 anos de idade. Faz parte da arte-educação ou de atividades recreativas a partir da pré-escola. Também pode ser ministrada em conservatórios como iniciação a cursos de instrumentos ou canto.




Musicalização além de contribuir para o desenvolvimento musical do ser humano, ajuda na formação global do ser humano. Aperfeiçoa a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade, percepção espacial, etc


Olha que importante seria se todos estivessem usufruindo da musicalização. Hoje em dia é tão comum conversar com pessoas que pouco se expressam, pouco se socializam e pouco vivem o mundo da imaginação!


Importante ressaltar que Musicalização faz parte da ARTE-EDUCAÇÃO ou de atividades recreativas a partir da PRÉ-ESCOLA!
Só me pergunto uma coisa, ONDE ESTÁ A MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA???
Muitas escolas já aderiram a disciplina de música na escola, mas, e as outras??!!


Para trabalhar musicalização é interessante que o coordenador use de métodos; Existem vários métodos consagrados de musicalização, cada um utilizando técnicas e recursos diferentes. Os principais métodos são Orff, Kodály, Dalcroze e Suzuki.


ACESSE http://musicametodologica.blogspot.com.br E CONHEÇA OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE MUSICALIZAÇÃO E SUAS TÉCNICAS.




RESUMINDO


MUSICALIZAÇÃO é a arte de viver música, compreende-la e além de tudo, saber usufruir desta arte.










FONTES:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Musicaliza%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no meu blog. Volte sempre!