15 de março de 2012

Você conhece a importância do ensino musical na escola? Leia o artigo escrito por mim sobre o assunto!


CRIANÇAS PRECISAM DE MÚSICA


    A arte é uma maneira de educar sem fazer do educando, um torturado pelas matérias. Música traz novas experiências e descobrimentos para o aluno de forma dinâmica e agradável.

       A música é indutora de fortes estímulos, importantes para a formação do caráter da criança, se trabalhadas desde cedo.

      Musicalidade é algo que o ser humano não adquire por vontade própria. Grande maioria dos seres são dotados dessa inteligência sem saber, alguns fazem desse dom uma lápide perfeita, e outros a deixam esquecidos.
Musica além de tudo, auxilia no desenvolvimento da alfabetização, expressividade, inteligência, socialização entre outros itens fundamentais para o crescimento pessoal, crítico e do caráter.

      Muitos creem que não existe musica sem teoria, mas música é encontrada em qualquer lugar, além de indagar os sentidos, emoções e até mesmo no próprio organismo, porque nele o som age diretamente nas células e órgãos e indiretamente por meio das emoções que interferem nos processos orgânicos.

      Trabalhar com crianças nunca se tem um resultado esperado, mas se falando em musica, o mais importante é que a criança viva a experiência musical na sua vida e que aprenda a gostar. O resultado final é trabalhado durante o aprendizado.

      Existe várias técnicas para trabalhar musica com crianças, principalmente para se trabalhar as percepções, rítmica e melódica. Um professor sem experiência na área da musica possa ter dificuldades, mas com um pouco de esforço pode aprimorar-se.
Vários métodos e obras podem servir de apoio para tornar fácil o ensino da musica e percepção,  como desenhos, obras, ouvir os sons da natureza, reproduzir os sons adquiridos, etc.

      Após essas atividades a criança gera além de aptidões musicais, senso critico, sensibilidade, estabilidade emocional e complementação intelectual das demais disciplinas.

      Para resumir, há uma carência enorme dentro da educação sem a matéria musica. Pois contudo há de somente a acrescentar e facilitar o aprendizado. Muito se há de fazer, e nós estamos aqui pra isso, defender a nossa bandeira e levar a musica para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no meu blog. Volte sempre!